sexta-feira

Tradição é tradição

Tradição É tradição/East Is East
Realizado por Damien O'Donnell Reino Unido, 1999 Cor – 96 min.
Com: Om Puri, Linda Bassett, Jordan Routledge, Achie Panjabi, Emil Marwa, Chris Bisson, Jimi Mistry, Raji James, Ian Aspinall, Lesley Nicol, Emma Rydal, Ruth Jones

Início dos anos 70. Em Salford, Inglaterra, George Kahn (Puri), um imigrante paquistanês, dono de uma loja de “fish and chips”, casado com uma britânica, Ella (Bassett), quer educar os seus (sete) filhos à maneira tradicional, algo tolerado pela esposa, até certos limites. O casamento combinado para o mais velho, Nazir (Aspinall), corre bem até ao momento em que este decide fugir. Os ânimos do patriarca não esfriam e decide casar Tariq (Mistry) e Abdul (James) de uma só vez. O conflito entre a tradição paquistanesa e a realidade de um bairro operário britânico gera algumas situações de tensão, mas a atmosfera geral é de humor.
O à-vontade com que se criam situações humorísticas, com base no confronto entre as diferenças entre uma cultura ocidental (a Inglaterra dos anos 70) e outra oriental (o Paquistão tradicional), sem grandes preocupações com o “respeito” pelos dogmas de uma ou de outra.
Os jovens “paquistaneses” rejeitam a sua herança cultural, sem a auto-consciência desse acto. Ou seja, perante os olhos do patriarca, quando recusam vestir certas roupas ou ao rejeitam um casamento negociado pelos pais dos noivos, é precisamente isso o que eles estão a fazer, mas eles afirmam-se britânicos não por despeito às suas origens, mas simplesmente porque ali nasceram e não entendem por que razão hão-de estar presos à terra do pai. George Kahn nega, para lá dos mais razoáveis limites – afinal ele próprio casou com uma mulher inglesa – que a imposição plena da sua cultura, sem adaptações, sem cedências, aos seus descendentes, possa vir a impossibilitar a sua normal integração na comunidade onde estão inseridos.






















  1. O que é para ti a religião?
  2. Que diferenças encontras no filme entre o Cristianismo e o Islamismo?
  3. (Des)Vantagens de "ser paquistanês" em Inglaterra.
  4. "A sociedade e a religião muitas vezes parecem não caminharem juntas." Comenta a afirmação.
  5. O que sabes sobre o Islamismo?

Sem comentários: