quinta-feira

Grupos de voluntariado



Grão, grupo de voluntariado que vai em Missão para África durante 2 meses no Verão. Para mais informações consulte www.ograo.com




"É um grupo de voluntários que tem como objetivo estimular as pessoas a levar alegria para crianças e adultos em 5 instituições. É dividido em cinco grupos: Amarelo, azul, branco, verde e vermelho.
O Girassol faz visitas a essas entidades a cada quinze dias, promovendo momentos de descontração, resgatando a alegria de viver e consequentemente diminuindo a tristeza e a apatia causadas pela distância dos parentes e amigos.
Levamos os sentimentos de força e esperança através de brincadeiras, artes, músicas, dinâmicas, teatro, jogos, fantoches, histórias em um ambiente agradável e alegre.
O Girassol da Alegria é uma caixinha cheia de sentimentos contagiosos: Alegria, Paz, Felicidade, Doação, Carinho, Esperança, Amor, Partilha."



A Oikos concluiu projectos de 4 anos - de 2005 a 2009 - no Peru e Equador para promover a conservação das florestas tropicais da bacia binacional do Chinchipe.
Oikos
A Oikos tem desenvolvido alguns projectos em vários cantos do mundo, dos quais destacamos


· Angola, onde a oikos se inseriu no esforço da comunidade internacional, no sentido de apoiar a reinstalação dos deslocados internos e minimizar as suas carências básicas agudizadas pela guerra civil, durante quase 13 anos (1988-2005);
· Honduras, por ocasião do Furacão Mitch em 1998/2001;
· El Salvador, como resposta ao apelo em consequência do terramoto em 2001 e do furacão Stan em 2005 e, actualmente, um projecto de preparação de catástrofes (DIPECHO) relacionado com o desenvolvimento de um Sistema Micro-Regional de informação, coordenação e resposta rápida a cheias e deslizamentos de terra na Micro-Região do Sul de Ahuachapan;
· Guatemala, em 2005, também no contexto do furacão Stan;
· Peru, em 2000 devido ao terramoto, em 2004 devido a onda de frio e, actualmente, como resposta ao terramoto verificado em Agosto de 2007;
· Moçambique, inicio de 2000 e de 2007 devido as piores cheias dos últimos anos.
· Indonésia, dada a dimensão da catástrofe vivenciada no tsunami de 2004, onde se verificaram mais de 90.000 mortos.


O trabalho dos voluntários e voluntárias da Cáritas na Argentina.



SolSef tem alguns projectos, como a Obra de Amparo a Órfãs e Meninas de Rua ‘Mwenho – Ukola, em Angola.
O Projecto “Ponte” :
Nas férias de verão, um grupo de Jovens sem Fronteiras contacta com a realidade de países em vias de desenvolvimento e concretiza projectos nas áreas da educação, saúde, formação humana e cristã.

Para mais informações dos mais variados tipos de voluntariado pesquisa em http://www.fecongd.net/

Sem comentários: