sexta-feira

Manipulação genética

0 – Acolhimento – 5min. +/-

TRIBUNAL ECLESIÁSTICO

I – Motivação – 15 min. +/-

INTRODUÇÃO AO TEMA DA MANIPULAÇÃO GENÉTICA COM OS VÍDEOS COMENTADOS PELO JUIZ E PELA AULA MAGNA (TURMA)

Para iniciar a sessão no Tribunal Eclesiástico, o juiz apresentará três vídeos que serão introduzidos por ele e comentados pela Aula Magna.


Manipulação genética

Manipulação Genetica - Watch a funny movie here


Transgénicos - Greenpeace


Clonagem



II - JULGAMENTO DA MANIPULAÇÃO GENÉTICA – 20 min. +/-

Ouvir-se-ão os Advogados de Defesa e os de Acusação, bem como eventuais argumentos de outros elementos da Aula Magna. O juiz levantará algumas questões sobretudo no campo da Bioética.

(Função Pedagógica: Este exercício é uma forma de ver se os presentes assimilaram as ideias anteriores)


III - QUEM QUER SER CRISTÃO INFORMADO? – 30 min. +/-

O juiz do Tribunal Eclesiástico, para melhor avaliar este assunto polémico, apresentará em formato Tribunal TV o programa"Quem quer ser cristão informado?", dividindo a plateia em 2 grupos.

(Função Pedagógica: Este exercício serve para consolidar a temática e para fazer uma reflexão no campo da Bioética de uma forma cativante, inteligente e interventiva...)


IV - O JUIZ DECIDIU – 3 min. +/ -

O juiz decretará que, nas férias, todos os presentes devem ver o filme "A Ilha" para se sentirem na pele de pessoas que foram manipuladas geneticamente e terem uma pequena ideia do perigo de inovações técnicas, como a clonagem.

Ver-se-á um resumo do filme em: www.moralemalta.blogspot.com

No futuro, Lincoln Six-Echo (Ewan McGregor) é residente de uma entidade utópica. Como todos os habitantes, Lincoln espera ser um dos escolhidos para chegar à Ilha, o último ponto não contaminado no planeta. Mas logo descobre que sua existência é uma mentira. E todos os outros habitantes são clones, cuja única finalidade é fornecer partes de seus corpos para repor seres humanos reais. Antes que sirva de material também, Lincoln tenta escapar com a ajuda de Jordan Two-Delta (Scarlett Johansson).