segunda-feira

MANDELA LUTA PELA LIBERDADE

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002.

Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.

Mandela - A Luta pela Liberdade
titulo original: (Goodbye Bafana)
lançamento: 2007 (Bélgica) (França) (Alemanha) (Itália) (Luxemburgo) (África do Sul) (Inglaterra)
direção: Bille August
atores: Joseph Fiennes , Dennis Haysbert , Diane Kruger , Shiloh Henderson , Patrick Lyster
duração: 140 min
genero: Drama

sinopse:
James Gregory (Joseph Fiennes) é um típico branco sul-africano, que vê os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialecto Xhosa. Exactamente por isso, não é um carcereiro comum: actua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma num defensor dos direitos negros na África do Sul.























Sem comentários: