sexta-feira

ONG - OIKOS - Dr. Bernardino Silva




Em jeito de lançamento da IV Semana em Movimento, a Escola Santos Simões acolheu uma brilhante palestra sobre o papel das ONG's no contexto da Pobreza Extrema levada a cabo pelo Dr. Bernardino Silva, Coordenador da OIKOS na região norte.
Quem é Bernardino Silva?
Para além de professor de EMRC, realizou e realiza várias experiências no campo do voluntariado internacional, tem participado em vários congressos sobre a Cooperação e Desenvolvimento e no Fórum Social Mundial (Índia,Brasil, Quénia). Como Presidente da Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz de Braga, como membro da Comissão Coordenadora Nacional das Semanas Sociais, ou como Coordenador Nacional da "Operação 10 milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz", da Caritas Portuguesa, em 2007, o orador sensibiliza quem o escuta pela sua experiência no domínio social.
Na palestra organizada nesta escola vimaranense, a recepção não poderia ser outra. Os alunos de 7º e 10º anos deixaram-se cativar pelo tema do dia que não deixa ninguém indiferente - a Pobreza Extrema no mundo. Os números são alarmantes em Portugal (2 milhões a sobreviver com menos de 300 euros/mês) quando comparados com a UE. Todavia, há um bilião e 200 milhões de pessoas no mundo que sobrevive com cerca de 300 euros/ano.
Realidades como estas podem ser espelhadas no livro ou no site do também fotógrafo dos que não têm voz - http://www.lugareseinstantes.com/
Quem quiser colaborar com causas nobres como os projectos fidedignos desempenhados pela OIKOS ( http://www.oikos.pt/ ), pode contribuir através da conta CGD nib: 0035 0355 0002 7027 7302 2

Sem comentários: