domingo

IR AO CINEMA

Olá malta!

Cansados de praia, sol e férias e antes de voltarem à escola, ficam aqui algumas sugestões:

“Por vezes é preciso fazer a pergunta que uma criança faria para se entender algo”. Eu arrisco: por vezes é preciso saber apreciar algo como uma criança para nos podermos deslumbrar verdadeiramente.



Up - Altamente!
De:
Pete Docter
Com (voz): Edward Asner, Jordan Nagai, Christopher Plummer, Bob Peterson.
2009, M/6, EUA, Animação/Comédia
Site >>>>>>>> Carrega na imagem >>>>
O filme conta-nos a história de um sonhador e de um sonho. Carl Fredrickson motivou grande parte da sua vida até então, brilhantemente ilustrada numa breve sequência de animações tão sublimes quanto tocantes, na tentativa de cumprir as suas idealizações infantis. Agora, já com 78 anos e face ao abandono que sente (e que ele próprio procura), decide-se finalmente a agir. Forçosamente acompanhado por Russell, um pequeno “explorador” de 8 anos, parte naquela que visualiza como a viagem da sua vida.

A ideia de objectivo, de “sonho”, é inerente à película. Também a nós não nos é estranha: motivamos as nossas vidas em função de determinadas resoluções, sejam elas simples, complexas, a curto ou longo prazo. Consigo visualizar a utilidade desta perspectiva: é da motivação adquirida pela necessidade de cumprimento de metas que surgem, muitas vezes, as grandes manifestações da capacidade humana. Chega a ser complicado imaginar o funcionamento de uma sociedade sem a força motriz que o objectivo constitui. No reverso, a obsessividade intimamente ligada a este conceito, em maior ou menor grau, afigura-se-me perigosa. O cumprimento de um objectivo requer sempre esforço ou sacrifício, com consequências para nós e para outros. Cabe-nos decidir até onde estamos dispostos a ir.

Conseguimos dosear as duas partes na medida certa?

É interessante ainda a forma como o filme aborda, sem moralismos excessivos, a temática da interacção entre gerações. Com a ajuda das personagens simbólicas de Carl e Russell, a película “atira-nos” uma reflexão sobre a relação entre o entusiasmo típico da juventude e passividade adjacente aos mais velhos. Não pretende dar a resposta (será que ela existe?), apenas lançar o desafio. Aceitamos importunar-nos?

Não devemos esquecer o verdadeiro escopo de Up: é um filme de animação, feito com o intuito de ser belo, colorido e animador para os mais novos. Ainda assim, conta-se que Einstein terá dito certa vez “Por vezes é preciso fazer a pergunta que uma criança faria para se entender algo”. Eu arrisco: por vezes é preciso saber apreciar algo como uma criança para nos podermos deslumbrar verdadeiramente
António Martins, sj»

UP Official Movie Trailer

Sem comentários: