segunda-feira

Vais ficar em casa? Mexe-te with... Combonianos

Missionários Combonianos

R. Frei Bartolomeu dos Mártires,

nº 1695 - Antas

4760 - 037 V. N. de Famalicão

Telefone: 252 322 436 - Fax: 252 317 672

E-mail: scfama@gmail.com ou marcelomccj@gmail.com


Caríssim@

Antes de mais uma sincera saudação em Cristo Jesus, o Missionário do Pai.

Estamos a iniciar um novo ano pastoral e com ele algumas programações vão sendo feitas. Assim nós, Missionários Combonianos, enviamos este programa anual com algumas propostas para que possa participar também nas nossas actividades. O leque que te apresentamos é variado e pode ser enriquecido com algumas propostas da tua parte. Estamos abertos às propostas das paróquias, escolas e grupos para uma colaboração mais estreita. Pedimos que te organizes com o teu grupo e que nos contactes logo que possas.

Temos ao teu dispor a nossa casa para actividades que eventualmente queiras organizar, seja para jovens, adolescentes, catequistas, acólitos, crismandos e outros… Estas actividades poderão ser de um só dia ou mesmo de um fim de semana.

Todas as tuas propostas serão bem-vindas.

Para este ano pastoral e na linha do tema diocesano: “Acolhemos a Palavra”, considerámos oportuno escolher as bem-aventuranças como pano de fundo de todas as actividades. Através deste trecho bíblico poderemos fazer uma caminhada que nos ajude a acolher mais a Palavra do Senhor. O sermão da montanha abre a pregação no ministério de Jesus, possa ela ser também o meio que nos leva a todos como cristãos, a acolher o desafio que Jesus fez aos seus primeiros seguidores e que hoje quer fazer a cada um de nós baptizados.

Não hesites em contactar-nos para qualquer esclarecimento e/ou sugestão. Faz a tua programação paroquial e quanto antes apresenta as tuas sugestões, para que possamos organizar-nos.

Aguardando a tua resposta, despeço-me.

Neste ano sacerdotal, unidos a todos asseguro-te a minha oração, pedindo ao Senhor que a todos nos ilumine com a sua luz, no seu seguimento.

Com amizade cordial.

Pela comunidade,

P. Marcelo Oliveira


Para rapazes do 8º ao 12º anos

17 - 18 - Outubro

21 - 22 - Novembro

20 - 22 - Dezembro

16 - 17 - Janeiro

19 - 21 - Fevereiro

27 - 29 - Março

08 - 09 - Maio

19 - 20 - Junho

Nos encontros de Dezembro e Junho o primeiro dia será também para os pais.

Todos os adolescentes deverão inscrever-se previamente para estes encontros e poderão convidar amigos.


Encontros Gerais Mistos – Adolescentes até aos 15 anos

8 de Novembro

21 de Fevereiro

Estes encontros destinam-se aos adolescentes de grupos paroquiais que deverão ser sempre acompanhados pelos respectivos catequistas e/ou animadores.

Estas festas são para todas as pessoas que queiram participar. Podeis mesmo organizar-vos e vir com toda a paróquia celebrar connosco um dia diferente.


Jovens com mais de 16 anos

Setembro 09

18 – 20 - Fé e Missão (Início)

( O Fé e Missão é um grupo de jovens provenientes de diversas partes que faz uma caminhada de dois anos com encontros mensais. Destina-se a rapazes e raparigas com mais de 16 anos). Os encontros realizam-se na nossa casa da Maia. Podes informar-te consultando o blog:

www.fe-e-missao.blogspot.com.

Podes ainda ter mais informações em : www.jovensemissao.blogspot.com, www.combonianos.pt/jovens

Outubro 09

3 - 4 - Missão Jovem - Maia

http://www.missaoj.comze.com

18 - Encontro de jovens (inserido na festa missionária)

31 - HI - GOD (Braga)

Novembro 09

29 - Encontro Geral de Jovens

Dezembro 09

29/12 - 1/1 /2010- Reveillon XL na Maia

Fevereiro 10

13 - 16- Encontro Ibérico Taizé – Porto

Abril 10

1 – 4 - Páscoa Jovem em Coimbra

Maio 10

19- Encontro de jovens (inserido na festa missionária)

21 - Noite UPS (Braga)

Julho 10

03 - 04 - Missão Jovem 2010

27 a 31 - Caminhada Jovem a Fátima

Para mais informações podes contactar Famalicão ou directamente o Centro Vocacional Juvenil (CVJ) que se encontra na Maia, pelo email: jovemissio@gmail.com

O responsável é o P. Leonel Claro (229 448 317)



JAMIC

Jovens Amigos dos Missionários Combonianos

Movimento nacional de grupos paroquiais de jovens

Este movimento destina-se a grupos paroquiais de jovens que queiram ter uma espiritualidade missionária e que se sintam de o fazer em primeiro lugar na própria paróquia.

www.movjamic.blogspot.com

5 e 6 de Dezembro - Enc. de Formação para animadores

27 de Fevereiro - Encontro dos grupos de jovens

19 a 21 de Março - Retiro para jovens

Aqui fica este leque variado de actividades. Não hesiteis em contactar-nos para podermos contar convosco. Qualquer esclarecimento estarei ao vosso dispor.

Um abraço amigo

P. Marcelo Oliveira

Cartoons de Natal































































quinta-feira

Las Parábolas de Jesús





Campanha presentes solidários

«Olá a todos!
Este ano vai acontecer de novo a campanha PRESENTES SOLIDÁRIOS ... para quem não conhece, convido a visitar a página: www.presentessolidarios.pt e a consultar a carta de apresentação do projecto! Este Natal, queremos pessoas diferentes, queremos presentes diferentes, por um mundo mais justo e solidário! Em 2009 há 8 projectos que podemos apoiar... saliento o Kit Yanomami, promovido por mim a favor de uma tribo na Amazónia, Brasil.
Este projecto está sob a responsabilidade dos Missionários da Consolata. Qualquer dúvida quanto ao funcionamento do processo, não hesitem em perguntar! Garanto-vos que é uma sensãção extraordinária para quem dá e para quem recebe! Obrigado a todos pela ajuda e divulgação.

Beijinhos e abraços.»
Bernardino Silva
Oikos

Reportagem «Filhos do coração»


Para quem não viu na TVI, esta reportagem é sobre as crianças escravas do Gana. Vale a pena ver!




(clicar na imagem)


«Tráfico de crianças no Gana
Hoje repetiram na televisão uma reportagem acerca da qual eu acho que vale sempre apena falar. Afinal em pleno século XXI ainda se pode falar que existem escravos, algo que para muitos de nós não passa de uma mera referência histórica.
Na verdade falamos de crianças que são vendidas no Gana pelos próprios pais por apenas 30 euros, este é um onde a pobreza leva a actos desesperados e onde os pais para sobreviverem traem a confiança dos seus filhos, deixando-os nas mãos dos pescadores do Lago Volta que os escravizam sem quaisquer cuidados.
A maioria das crianças é traficada com 3 e 4 anos e trabalha cerca de 14 horas diárias.
Na verdade são reportagens como esta que nos mostram que o mundo ainda tem muitas falhas e que muitas vezes é de uma hipocrisia imensa, afinal todos nós acreditamos que os nossos pais nos iram sempre proteger.
No entanto o trabalho levado a cabo pela jornalista Alexandra Borges, Júlio Barulho e Miguel Freitas, fez com que pudéssemos descobrir essa triste realidade ao ponto da reportagem da TVI "Infância Traficada" ser reconhecida com o Prémio Amade 2008 no «Festival Internacional de Televisão do Mónaco, no dia 16 de Junho de 2008 . O galardão visa destacar a excelência de um trabalho televisivo que promova os ideais defendidos pela Unesco e pela Amade (Association Mondiale dês Amis de L'Enfance) que lutam contra a violação dos direitos humanos, especialmente das crianças.
No entanto a jornalista Alexandra Borges achou que tinha de arranjar maneira de ajudar algumas daquelas crianças assim escreveu em parceria com Luis Figo um livro Filhos do Coração, ilustrado por Ana Cardoso é um livro pedagógico, mas é sobretudo um livro que nos alerta para o tráfico infantil que se pratica no Gana.
Foi criado também um CD com o contributo de diversos artistas nacionais para poder ajudar estas crianças.
Os direitos de autor e parte das receitas deste livro e do CD reverterão a favor da ONG Touch a Live Kids, para resgatar as crianças escravas e devolver-lhes a infância que lhes foi roubada.
Assim segundo esta jornalista:"Resgatar uma criança custa mil euros e essa verba só dá para um ano num orfanato. Não vamos até lá buscar uma criança e pagar um ano. Temos que garantir, pelos menos, 10, 12, 15 anos. Portanto, preferimos tirar de lá menos miúdos, mas dar-lhes escolaridade, saúde, alimentação e abrigo durante mais tempo. Para isso, preciso de 10 mil euros por criança, afirma Alexandra Borges, que, quando voltar ao Gana, resgatará alguns miúdos e mostrará aos telespectadores como foi aplicado o dinheiro angariado."
Está nas nossas mãos fazer algo para ajudar porque não se passa por um gesto tão simples como comprar um livro ou um CD.
Além disso podem passar também pelo site da ONG Touch a Live Kids e fique a conhecer o trabalho levado a cabo por esta: http://www.touchalifekids.org/. » texto de uma estudante universitária

segunda-feira

Viagem a Espanha 5 a 11 de Abril



Programa:
Roquetas del Mar - Almeria

Dia 05 de Abril - saída de Guimarães à noite (22h) (levar manta/agasalhos)

Dia 06 de Abril – chegada durante a manhã a Roquetas del Mar (Almeria) alojamento em Pensão Completa
Hotel Neptuno ****
http://www.hotelneptuno.es/
Dia 07 de Abril – alojamento em PC
Dia 08 de Abril – alojamento em PC
Dia 09 de Abril - saída do hotel no final do almoço para:
cidade romana de Jaen/
ou para a Serra Nevada
ou para Múrcia.
Partida, à noite, para Madrid.



Dia 10 de Abril – chegada a Madrid pela manhã e breve visita panorâmica pela cidade
- Partida para o Warner Bross http://www.parquewarner.com
(dia no parque temático)



Dia 10 de Abril - Regresso a Portugal, à noite

Dia 11 de Abril – Chegada a Guimarães de madrugada/manhã
__________________________________________________________

Convite:
Ex.mo(a) Sr.(a) Encarregado de Educação.
No intuito de sensibilizar os alunos para diferentes sinais e formas que revelam a procura de Deus pela pessoa humana, reforçar os laços de amizade existentes entre eles e proporcionar um tempo de convívio, convidamos o seu educando a participar nesta visita de estudo/convívio anual que se realiza de 05 a 11 de Abril de 2010 ao Sul de Espanha e Madrid.
O preço da participação na actividade é 180 euros. Inclui: viagem de autocarro; alojamento em apartamento do hotel (4 pessoas) em hotel 4 estrelas com pensão completa e valências do hotel; Entrada no parque Warner Bross c/ acesso livre a todas as diversões, espectáculos e eventos durante todo o dia.

Pagamento único ou dividido:
14 de Dezembro de 2009–1ªprest.–50 euros
22 Fevereiro de 2010 - 2ªprest. - 80 euros
22 Março de 2010 - 3ªprest. - 50 euros

(os alunos levarão rifas para subsidiar a viagem.)

Anexar Cartão de Saúde Europeu e Autorização de saída para o estrangeiro de menores.

quinta-feira

Grupos de voluntariado



Grão, grupo de voluntariado que vai em Missão para África durante 2 meses no Verão. Para mais informações consulte www.ograo.com




"É um grupo de voluntários que tem como objetivo estimular as pessoas a levar alegria para crianças e adultos em 5 instituições. É dividido em cinco grupos: Amarelo, azul, branco, verde e vermelho.
O Girassol faz visitas a essas entidades a cada quinze dias, promovendo momentos de descontração, resgatando a alegria de viver e consequentemente diminuindo a tristeza e a apatia causadas pela distância dos parentes e amigos.
Levamos os sentimentos de força e esperança através de brincadeiras, artes, músicas, dinâmicas, teatro, jogos, fantoches, histórias em um ambiente agradável e alegre.
O Girassol da Alegria é uma caixinha cheia de sentimentos contagiosos: Alegria, Paz, Felicidade, Doação, Carinho, Esperança, Amor, Partilha."



A Oikos concluiu projectos de 4 anos - de 2005 a 2009 - no Peru e Equador para promover a conservação das florestas tropicais da bacia binacional do Chinchipe.
Oikos
A Oikos tem desenvolvido alguns projectos em vários cantos do mundo, dos quais destacamos


· Angola, onde a oikos se inseriu no esforço da comunidade internacional, no sentido de apoiar a reinstalação dos deslocados internos e minimizar as suas carências básicas agudizadas pela guerra civil, durante quase 13 anos (1988-2005);
· Honduras, por ocasião do Furacão Mitch em 1998/2001;
· El Salvador, como resposta ao apelo em consequência do terramoto em 2001 e do furacão Stan em 2005 e, actualmente, um projecto de preparação de catástrofes (DIPECHO) relacionado com o desenvolvimento de um Sistema Micro-Regional de informação, coordenação e resposta rápida a cheias e deslizamentos de terra na Micro-Região do Sul de Ahuachapan;
· Guatemala, em 2005, também no contexto do furacão Stan;
· Peru, em 2000 devido ao terramoto, em 2004 devido a onda de frio e, actualmente, como resposta ao terramoto verificado em Agosto de 2007;
· Moçambique, inicio de 2000 e de 2007 devido as piores cheias dos últimos anos.
· Indonésia, dada a dimensão da catástrofe vivenciada no tsunami de 2004, onde se verificaram mais de 90.000 mortos.


O trabalho dos voluntários e voluntárias da Cáritas na Argentina.



SolSef tem alguns projectos, como a Obra de Amparo a Órfãs e Meninas de Rua ‘Mwenho – Ukola, em Angola.
O Projecto “Ponte” :
Nas férias de verão, um grupo de Jovens sem Fronteiras contacta com a realidade de países em vias de desenvolvimento e concretiza projectos nas áreas da educação, saúde, formação humana e cristã.

Para mais informações dos mais variados tipos de voluntariado pesquisa em http://www.fecongd.net/

Seja Voluntário, seja solidário !














Tipos de voluntariados:


- Há voluntários de longo e curto prazo.


Os Voluntários de longo prazo comprometem-se pessoalmente numa determinada causa e vestem a camisola: definem a sua disponibilidade de tempo e trabalho em função da causa, pois sentem-se responsáveis pelos resultados alcançados. Voluntários de curto prazo têm um interesse mais genérico pela causa: respondem a uma oportunidade de trabalho específico e geralmente sentem-se melhor em funções bem definidas e, preferencialmente, de duração limitada.



Existem diversos tipos de voluntariado, cada um com motivações e objectivos diferentes, tais como:

Voluntariado sócio-ambiental;
Voluntariado animal;
Voluntariado a idosos;
Voluntariado na saúde;
Voluntariado missionário;
Voluntariado na educação;
Voluntariado na cultura;
Voluntariado ao cidadão;
Voluntariado a crianças;
Voluntariado corporativo;
Voluntariado de profissionais

segunda-feira

os media

A Pena de Morte


A pena de morte (ou pena capital) é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste em retirar legalmente a vida a uma pessoa que cometeu, ou é suspeita de ter cometido, um crime que é considerado pelo poder como suficientemente grave e justo de ser punido com a morte. Actualmente, muitos países admitem a pena de morte em casos excepcionais, como em tempo de guerra e em situações de extrema gravidade.


O uso da pena de morte para crimes cometidos por pessoas que ainda não atingiram os 18 anos é proibido pela lei internacional, no entanto alguns países ainda executam menores. Essas execuções são poucas comparativamente com o número total de execuções a nível mundial. O seu significado vai para além dos números e põe em causa a vontade dos estados em respeitar a lei internacional.


domingo

Parábola Grão de Mostarda

"O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e lançou no seu campo. Esse grão é, na verdade, a menor de todas as sementes, mas depois de crescida é a maior das hortaliças, e se faz árvore, de tal modo que as aves vêm fazer ninho em seus ramos. O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até que ficasse levedada toda a massa.” (Mateus, 13; 31-33).



Confer post neste blog dos Milagres de Jesus em 12 de Novembro de 2008