sábado

quaresma

Livro de Isaías 58,1-9

Grita em voz alta, sem te cansares. Levanta a tua voz como uma trombeta. Denuncia ao meu povo as suas faltas, aos descendentes de Jacob, os seus pecados. Consultam-me dia após dia, mostram desejos de conhecer o meu caminho, como se fosse um povo que praticasse a justiça, e não abandonasse a lei de Deus. Pedem-me sentenças justas, querem aproximar-se de Deus. Dizem-me: «Para quê jejuar, se vós não fazeis caso? Para quê humilhar-nos, se não prestais atenção?» É porque no dia do vosso jejum só cuidais dos vossos negócios, e oprimis todos os vossos empregados. Jejuais entre rixas e disputas, dando bofetadas sem dó nem piedade. Não jejueis como tendes feito até hoje, se quereis que a vossa voz seja ouvida no alto. Acaso é esse o jejum que me agrada, no dia em que o homem se mortifica? Curvar a cabeça como um junco, deitar-se sobre saco e cinza? Podeis chamar a isto jejum e dia agradável ao SENHOR? O jejum que me agrada é este: libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, pôr em liberdade os oprimidos, quebrar toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os esfomeados, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão. Então, a tua luz surgirá como a aurora, e as tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se. A tua justiça irá à tua frente, e a glória do SENHOR atrás de ti. Então invocarás o SENHOR e Ele te atenderá, pedirás auxílio e te dirá: «Aqui estou!»


A Quaresma é tempo de mudança, de conversão. Tempo de "deserto" para nos encontrarmos connosco e com Deus. Temos que ir ao deserto, mesmo na vida, na cidade, no trabalho, etc, imitar Jesus que foi ao deserto, quarenta dias, para estar com o Pai em oração silenciosa.

- Para com Deus mais oração, melhor oração, mais leitura da Palavra

- Para com o próximo mais caridade, serviço, ajuda

- Para connosco mais penitência, que nos leve a rezar mais e a amar mais.


1º Qual é o meu projecto de Quaresma?

2º Em que aspecto sinto que preciso de insistir mais para que haja mudança?

3º Como me comprometo com Jesus numa Quaresma bem vivida?





Ora et labora!

Sem comentários: