sexta-feira

O Principezinho

A clássica história - e preferida das modelos em todo o mundo - de um piloto perdido no deserto e um menino vindo de um lugar distante. Juntos, eles compartilham diversas experiências, como aprender com uma raposa, observar a dança de uma serpente, cuidar de uma única rosa num mundo de cabeça para baixo. Baseado no romance de Antoine de Saint-Exupéry.



















Trabalho de grupo:

Grupo 1 - Comenta as seguintes citações de A. Saint Exupery, num texto bem cuidado:

A) "Só se vê com o coração. O Essencial é invisível aos olhos"

B) "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez a tua rosa tão importante."

C) "Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas"

Grupo 2 - Comenta as seguintes citações de A. Saint Exupery, num texto bem cuidado:

D) "As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações."

E) "As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te sorrissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"

F) "Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo."

Grupo 3 - Cria um poema, partindo da seguinte citação de A. Saint Exupery:

G) "Se a vida não tem preço, nós comportamo-nos sempre como se alguma coisa ultrapassasse, em valor, a vida humana... Mas o quê?"

Grupo 4 - Cria uma Banda Desenhada, baseando-te no seguinte excerto da Raposa e o Principe ( ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY ):

E foi então que apareceu a raposa:
__Bom dia,disse a raposa.
__Bom dia,respondeu polidamente o principezinho,que se voltou,mas não viu nada.
Eu estou aqui,disse a voz,debaixo da macieira...
__Quem és tu?perguntou o principezinho.Tu és bem bonita...
__Sou uma raposa,disse a raposa.
__Vem brincar comigo,propôs o principezinho.Estou tão triste...
__Eu não posso brincar contigo,disse a raposa.Não me cativaram ainda.
__Ah!desculpa,disse o principezinho.Após uma reflexão,acrescentou:
__Que quer dizer "cativar"?
__Tu não és daqui,disse a raposa.Que procuras?
__Procuro os homens,disse o principezinho.Que quer dizer "cativar"?
__Os homens,disse a raposa,têm fuzis e caçam.[..]Criam galinhas também.
É a única coisa interessante que eles fazem.Tu procuras galinhas?
__Não,disse o principezinho.Eu procuro amigos.Que quer dizer "cativar"?
__É uma coisa muito esquecida,disse a raposa.Significa "criar laços...".
__Criar laços?
__Exactamente,disse a raposa.Tu não és ainda para mim senão um garoto
inteiramente igual a cem mil outros garotos.E eu não tenho necessidade de ti.E
tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem
mil outras raposas. Mas se tu me cativas,nós teremos necessidade um do
outro.Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
__Começo a compreender,disse o principezinho...Existe uma flor...eu creio que
ela me cativou...
__É possível,disse a raposa.Vê-se tanta coisa na Terra...
__Oh!não foi na Terra,disse o principezinho.
A raposa pareceu intrigada:
__Num outro planeta?
__Sim.
__Há caçadores nesse planeta?
__Não.
__Que bom.E galinhas?
__Também não.
__Nada é perfeito,suspirou a raposa.
Mas a raposa voltou à sua idéia:
__A minha vida é monótona.Eu caço galinhas e os homens caçam-me.Todas as galinhas
parecem-se e todos os homens se parecem também.E por isso aborreço-me um
pouco.Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol.Conhecerei um
barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem
entrar debaixo da terra.O teu me chamará para fora da toca,como se fosse música.
E depois,olha!Vês lá longe,os campos de trigo?Eu não como pão.O trigo para mim é
inútil.Os campos de trigo não me lembram coisa alguma.E isso é triste!Mas tu
tens cabelos cor de ouro.Então será maravilhoso quando me tiveres cativado.O
trigo,que é dourado,fará lembrar-me de ti.E eu amarei o barulho do vento no
trigo... A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
__Por favor...cativa-me!disse ela.
__Bem quisera,disse o principezinho,mas eu não tenho muito tempo.Tenho amigos a
descobrir e muitas coisas a conhecer.
__A gente só conhece bem as coisas que cativou,disse a raposa.Os homens não têm
mais tempo de conhecer coisa alguma.Compram tudo prontinho nas lojas.Mas como
não existem lojas de amigos,os homens não têm mais amigos.Se tu queres um
amigo,cativa-me!
__Que é preciso fazer?perguntou o principezinho.
__É preciso ser paciente,respondeu a raposa.Tu te sentarás primeiro um pouco
longe de mim,assim,na relva.Eu te olharei para o canto do olho e tu não dirás
nada.A linguagem é uma fonte de mal-entendidos.Mas,cada dia,te sentarás mais
perto... No dia seguinte o principezinho voltou.
__Teria sido melhor voltares à mesma hora,disse a raposa.Se tu vens,por
exemplo,às quatro da tarde,desde às três eu
começarei a ser feliz.Quanto mais a hora for chegando,mais eu me sentirei
feliz.Às quatro horas então,estarei inquieta
e agitada:descobrirei o preço da felicidade!

Grupo 5 - O Que farias com 53 minutos para gastar por dia? Cria uma história onde apresentavas a forma como usarias 53 minutos da tua vida.

...Mas primeiro lê o excerto do VENDEDOR e o Principezinho:

"- Bom dia, disse o principezinho.
- Bom dia, disse o vendedor.
Era um vendedor de pílulas aperfeiçoadas eu aplacavam a sede. Toma-se uma por
semana e não é mais preciso beber.
- Por que vendes isso? perguntou o principezinho.
- É uma grande economia de tempo, disse o vendedor. Os peritos calcularam. A
gente ganha cinqüenta e três minutos por semana.
- E o que se faz, então, com os cinqüenta e três minutos?
- O que a gente quiser...
"Eu, pensou o principezinho, se tivesse cinqüenta e três minutos para gastar,
iria caminhando passo a passo, mãos no bolso, na direção de uma fonte..."

Sem comentários: