sábado

JAMIÇÃO 2010…Em Marcha


O JAMIÇÃO é o encontro anual do JAMIC (Jovens Amigos Missionários Combonianos), rede de grupos paroquiais de jovens de espiritualidade missionária comboniana.

Este encontro é aberto a todos os jovens e grupos de jovens que desejem passar um dia diferente de animação, convívio e oração. Também tu estás convidado(a) a participar e a convidar outros.


Participa e não te arrependerás.

Ao Menu:

Ø pedy paper, jogos, eucaristia, concerto, projecto solidário, partilha,… e muito mais


Informações:

Ø 27 de Fevereiro 9.30h – 24.00h

Ø Missionários Combonianos – Antas – VN Famalicão

Ø Almoço: Farnel; Jantar: organização.

Ø Inscreve-te: até 21 de Fevereiro – 3€

Ø marcelomccj@gmail.com – 966 759 912 / 252 322 436

quarta-feira

Algarve 2009

Para quem esteve no ano passado e possa recordar os momentos e instantes de EMRC in Algarve...

Para os que vão este ano...

Aqui fica



Visita emrc praia da Falésia Maio 2009
9º anos

segunda-feira

MANDELA LUTA PELA LIBERDADE

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002.

Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.

Mandela - A Luta pela Liberdade
titulo original: (Goodbye Bafana)
lançamento: 2007 (Bélgica) (França) (Alemanha) (Itália) (Luxemburgo) (África do Sul) (Inglaterra)
direção: Bille August
atores: Joseph Fiennes , Dennis Haysbert , Diane Kruger , Shiloh Henderson , Patrick Lyster
duração: 140 min
genero: Drama

sinopse:
James Gregory (Joseph Fiennes) é um típico branco sul-africano, que vê os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialecto Xhosa. Exactamente por isso, não é um carcereiro comum: actua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma num defensor dos direitos negros na África do Sul.























sexta-feira

Parábolas dos talentos









Tenho feito bom uso dos "talentos" que Ele nos confiou?
Como emprego o meu tempo, inteligência, possibilidade de servir?

sábado

Concurso Europeu - Desenha-me um Direito

A Oikos está a promover em Portugal a 4.ª edição do Concurso de cartazes para jovens no âmbito do 20.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, lançado pela Comissão Europeia a todos os países membros.

Pretende-se que crianças e jovens aprendam mais sobre os seus direitos e manifestem a sua opinião sobre o assunto. Para participarem devem criar equipas de 4 pessoas (idades entre 10-14 ou 15-18 anos) com um supervisor adulto.

Os participantes devem escolher um direito específico da Convenção para a ilustração no cartaz em formato A2. Dentro da temática, são livres de desenhar o que querem, como querem - à mão, em computador, com recortes, colagens... até onde a criatividade levar.

As equipas devem fazer uma pré-inscrição no website do concurso www.eurojovem.eu. No website estão disponíveis vários materiais de apoio bem como a Convenção sobre os Direitos da Criança e o regulamento detalhado do concurso.

O cartaz deve ser enviado para as instalações da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento até dia 19 de Março de 2010, acompanhado do formulário de inscrição (disponível no site) devidamente preenchido.

Após uma primeira selecção das obras a nível nacional, haverá uma cerimónia de entrega de prémios e as três equipas vencedoras de cada grupo entram automaticamente em competição europeia, onde Portugal já conseguiu dois lugares nas últimas competições!

Os vencedores europeus têm como recompensa uma visita a Bruxelas para descobrirem a cidade e as instituições europeias, participando numa cerimónia europeia de entrega dos prémios presidida por Jacques Barrot.

Em Portugal, à semelhança dos últimos quatro anos, o Concurso será coordenado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia.

Mais informações...

Site da Oikos - www.oikos.pt
Site do Concurso - www.eurojovem.eu

Email de contacto - joana.dias@oikos.pt