sábado

quaresma

Livro de Isaías 58,1-9

Grita em voz alta, sem te cansares. Levanta a tua voz como uma trombeta. Denuncia ao meu povo as suas faltas, aos descendentes de Jacob, os seus pecados. Consultam-me dia após dia, mostram desejos de conhecer o meu caminho, como se fosse um povo que praticasse a justiça, e não abandonasse a lei de Deus. Pedem-me sentenças justas, querem aproximar-se de Deus. Dizem-me: «Para quê jejuar, se vós não fazeis caso? Para quê humilhar-nos, se não prestais atenção?» É porque no dia do vosso jejum só cuidais dos vossos negócios, e oprimis todos os vossos empregados. Jejuais entre rixas e disputas, dando bofetadas sem dó nem piedade. Não jejueis como tendes feito até hoje, se quereis que a vossa voz seja ouvida no alto. Acaso é esse o jejum que me agrada, no dia em que o homem se mortifica? Curvar a cabeça como um junco, deitar-se sobre saco e cinza? Podeis chamar a isto jejum e dia agradável ao SENHOR? O jejum que me agrada é este: libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, pôr em liberdade os oprimidos, quebrar toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os esfomeados, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão. Então, a tua luz surgirá como a aurora, e as tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se. A tua justiça irá à tua frente, e a glória do SENHOR atrás de ti. Então invocarás o SENHOR e Ele te atenderá, pedirás auxílio e te dirá: «Aqui estou!»


A Quaresma é tempo de mudança, de conversão. Tempo de "deserto" para nos encontrarmos connosco e com Deus. Temos que ir ao deserto, mesmo na vida, na cidade, no trabalho, etc, imitar Jesus que foi ao deserto, quarenta dias, para estar com o Pai em oração silenciosa.

- Para com Deus mais oração, melhor oração, mais leitura da Palavra

- Para com o próximo mais caridade, serviço, ajuda

- Para connosco mais penitência, que nos leve a rezar mais e a amar mais.


1º Qual é o meu projecto de Quaresma?

2º Em que aspecto sinto que preciso de insistir mais para que haja mudança?

3º Como me comprometo com Jesus numa Quaresma bem vivida?





Ora et labora!

Para meditar...


"Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar."

Depois de ter anunciado o Evangelho na Galileia, Jesus vai a caminho de Jerusalém. Como preparação para esta nova etapa da sua vida, começa por orar. Sobe a um monte, o lugar de encontro com Deus. Leva consigo os seus discípulos de mais confiança: Pedro, João e Tiago.

Há momentos importantes que têm de ser preparados e partilhados com os amigos. Foi o que fez Jesus. Costumas preparar os momentos importantes da tua vida do dia-a-dia com a oração? Procuras algum lugar propício para te encontrares com Ele?

Proposta de oração
Muitas vezes me convidas para rezar no "monte", Senhor; mas são muitas as minhas desculpas. Muitas vezes me pedes que confie em Ti; mas muitas são as vezes em que prefiro confiar nas minhas próprias forças. Peço perdão por Te excluir da minha vida.

Proposta de atitude
Partilhar com o Senhor os momentos do dia-a-dia. Tudo o que é feito: acções, palavras, sentimentos ou pensamentos.

sexta-feira

O PEQUENO BUDA























Família

Mafalda Veiga- " Velho "

´

Velho
Parado e atento à raiva do silêncio
De um relógio partido e gasto pelo tempo
Estava um velho sentado no banco de um jardim
A recordar fragmentos do passado

Na telefonia tocava uma velha canção
E um jovem cantor falava na solidão
Que sabes tu do canto de estar só assim
Só e abandonado como o velho do jardim?

O olhar triste e cansado procurando alguém
E a gente passa ao seu lado a olhá-lo com desdém
Sabes eu acho que todos fogem de ti prá não ver
A imagem da solidão que irão viver
Quando forem como tu
Um velho sentado num jardim

Passam os dias e sentes que és um perdedor
Já não consegues saber o que tem ou não valor
O teu caminho parece estar mesmo a chegar ao fim
Para dares lugar a outro no teu banco do jardim

O olhar triste e cansado procurando alguém
E a gente passa ao seu lado a olhá-lo com desdém
Sabes eu acho que todos fogem de ti prá não ver
A imagem da solidão que irão viver
Quando forem como tu
Um resto de tudo o que existiu
Quando forem como tu
Um velho sentado num jardim

Desenho do Chaves - Episódio 6 - Falta de Água - parte 1





Água: ciclo; estados; importância







quarta-feira

7 imagens distorcidas de Deus

“Deus”. Quando dizemos esta palavra temos alguma ideia na cabeça, uma “imagem” de Deus. Claro que qualquer ideia que tivermos de Deus, por melhor que ela seja, será sempre incompleta (Deus é sempre muito maior que a nossa cabeça). Mas, por vezes, para além de incompleta, a ideia que temos de Deus está distorcida. Aqui vão algumas dessas imagens distorcidas de Deus:

1. O Deus-energia. Algumas pessoas pensam que Deus é uma “energia positiva”, talvez a energia do amor. De facto, Deus dá muita energia a quantos dele se aproximam. Mas a energia não é Deus. A energia é impessoal e Deus é pessoal. Ou seja: Deus é um Alguém que nos conhece e com quem podemos falar e ter uma relação de amizade. Ninguém fala com a energia eléctrica! (a não ser num hospital psiquiátrico!)



2. O Deus-universo. Algumas pessoas pensam que Deus é o conjunto do universo. De facto, o universo reflecte um pouco de quem é Deus. Mas Deus não é o universo: Deus é o criador do universo. O universo reflecte quem é Deus tanto quanto uma obra de arte reflecte a personalidade do artista que a criou. Uma coisa é o quadro que representa a Mona Lisa e outra é Leonardo Da Vinci, o autor do quadro…



3. O Deus das marionetas
. Algumas pessoas pensam que Deus é como um manipulador de marionetas. As marionetas seríamos nós!! Ou seja: pensam que o nosso destino está traçado e controlado por Deus. Mas não é assim: Deus dá e respeita a liberdade que deu ao mundo e a cada um de nós. Está sempre connosco mas não nos controla, nem mesmo quando nós decidimos negá-Lo ou não Lhe dar importância.



4. O Deus-polícia
. Algumas pessoas pensam que Deus anda atrás de nós como um polícia, para ter a certeza de que é cumprida a lei (a ordem moral, os mandamentos). De facto, Deus anda atrás de nós e persegue-nos mas não por causa de lei: porque nos ama. Ele anda atrás de nós como um rapaz apaixonado anda atrás da rapariga por quem se apaixonou. Não está interessado em que a lei seja mantida, Deus está interessado em nós porque nos ama. Se nos dá mandamentos é para nos indicar o caminho da nossa verdadeira felicidade. Essa é a única coisa que lhe interessa…


5. O Deus-companhia-de-seguros. Algumas pessoas esperam que a sua fé funcione como um seguro: se tiverem “as contas em dia” com Deus ficarão protegidas dos perigos e problemas que mais temem (a doença, o fim do namoro ou casamento, etc). De facto, uma boa relação com Deus dá-nos força e um sentimento grande de “abrigo” mas não nos protege das dificuldades da vida. Mais: uma relação séria com Deus desafia-nos, puxa por nós e convida-nos a ir mais longe na maneira de estarmos na vida. Leva-nos até, por vezes, a enfrentar riscos que não teríamos sem Ele (como aconteceu aos primeiros cristãos no circo de Roma).


6. O Deus relojoeiro. Algumas pessoas pensam que – há muito, muito tempo - Deus criou o mundo e depois ficou simplesmente a observar. Como um relojoeiro depois de ter acabado de fabricar um relógio ao qual já deu corda… De facto o mundo tem a sua autonomia mas Deus não Se limita a observar: está sempre presente e activo, encontrando mil e uma maneiras discretas de nos bater à porta para intervir na nossa vida. Ou seja: continua a criar-nos (tal como um pai anda a criar um filho) falando-nos e dando-nos continuamente oportunidades e meios de crescimento.


7. O Deus Principezinho. Algumas pessoas associam Deus ao lado adolescente da vida: às emoções fortes, à poesia, à intimidade, à música, ao “pôr-do-sol”... É um Deus que só está presente nos “momentos mágicos”. De facto, há momentos “mágicos” e poéticos na vida de quem tem fé. Mas também há momentos duros. E Deus continua a estar lá… O mesmo Deus que criou o pôr-do-sol também deu a Sua vida por nós numa cruz. Deus revela-se na poesia mas também está presente nos momentos duros, inspirando-nos fidelidade e capacidade de superação de nós mesmos.


… é assim o Deus que Jesus revelou e tratava por “Pai”.

P. Nuno Tovar de Lemos sj
www.essejota.net

segunda-feira

Ousar... Escutar...

http://www.passo-a-rezar.net/


O www.passo-a-rezar.net é o novo site onde podes fazer download gratuito de 10 minutos de oração diariamente e levares contigo a tua oração em formato mp3 para rezares onde e quando quiseres. A partir de 17 de Fevereiro.

sábado

A paixão de Cristo

O filme retrata as últimas 12 horas na vida de Jesus Cristo.
Por volta do ano 30 d.c, um carpinteiro judeu chamado Jesus De Nazaré começou a pregar em público e a proclamar, na província romana da Palestina, a vinda de um "reino de Deus". Durante séculos, o povo judeu esperava a vinda prometida de um redentor conhecido como o Messias - um personagem que restauraria a sua antiga dignidade e que libertaria a sua pátria sagrada de todos os males e desespero. Muitos acharam que Jesus era esse Messias. Além de doze discípulos que constituíam o seu grupo mais íntimo, Jesus começou a atrair um grande séquito proveniente das classes populares da Galileia e Judeia, que o aclamaram como seu Messias e rei. Entretanto, Jesus tinha também numerosos inimigos em Jerusalém. O Sinédrio, um órgão executivo composto dos principais sacerdotes judeus e de membros do grupo dos fariseus, conspiravam para matá-lo.
Com a ajuda de Judas Iscariotes, um membro do círculo mais íntimo de Jesus, o Sinédrio conseguiu prender Jesus, entregando-o para as autoridades civis romanas com a acusação de traição contra Roma. Apesar de Jesus afirmar consistentemente que seu reino era um do tipo celestial e espiritual, o procurador romano Pôncio Pilatos, temendo a possibilidade de uma revolta popular, ordenou que Jesus fosse levado para fora da cidade e crucificado como um criminoso comum.























quinta-feira

Cinema de qualidade

Cinema de qualidade recomendado pelo CAB:
Gran Torino (2008) de Clint Eastwood
Ensaio sobre a Cegueira (2008) de Fernando Meirelles
Les Choristes (2004) de Christophe Barratier
Alive (1993) de Frank Marshall
The Prince of Tides (1991) de Barbra Streisand
Ostrov (2006) de Pavel Lungin
The Boy in the Striped Pyjamas (2008) de Mark Herman
Goodbye Bafana (2007) de Bille August
Sliding Doors (1998) de Peter Howitt

terça-feira

Enc. De adolescentes nos M. Combonianos de Famalicão

Olá Amig@



Antes de mais uma saudação amiga.

Continuamos unidos na nobre tarefa de ajudar os nossos adolescentes na descoberta do seu caminho e da sua identidade cristãs.

Vamos iniciar o tempo da Quaresma e com ele uma actividade que nós Missionários Combonianos organizaremos para vós.

Será no dia 21 de Fevereiro e destinada a adolescentes do 6º ao 9º anos de catequese ou escolaridade.

O tema desse encontro será “A Caminho”, está inserido na temática anual das Bem-aventuranças que nos propusemos reflectir e apresentar ao longo de todo este ano pastoral.

O encontro iniciará no domingo dia 21 de Fevereiro às 9.30 e terminará pelas 17h.

Os adolescentes deverão ser acompanhados pelos seus catequistas e animadores, trazer o farnel para partilhar com todos os participantes, e um saco cheio de boa disposição...

Devem inscrever-se até dia 17 de Fevereiro ou para este e-mail (famalicao@combonianos.pt), ou marcelomccj@gmail.com, ou pelo telefone 252322436. Indicando o nome do animador, o contacto e o nº de participantes.

Esperamos por todos vós. Apresentai esta actividade aos vossos catequizandos e/ou alunos e confirmai quanto antes a vossa presença.

Um abraço amigo e até breve

PP Marcelo e Luís.