segunda-feira

Bullying - vamos acabar com a violência nas escolas, e fora dela também ...

Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009

Bullying: 6 sinais de alerta

Os pais têm um importante papel a desempenhar de modo a prevenir esta situação. É sabido que habitualmente os alvos do Bullying possuem uma característica qualquer que a torna vítima fácil. De facto, são obesas, com uma qualquer dificuldade de expressão, (por exemplo, gaguez), com tiques, timidez ou demasiado extrovertidos, usam óculos… ou seja, de alguma forma o jovem foge aos padrões normativos.
Assim sendo, um pai que tenha um filho com alguma destas características tem de ficar atento para o surgimento de alguns sinais/sintomas de alerta. Assim se o seu filho …
1) É muitas vezes alvo de brincadeiras de mau gosto

2)Tem alguma alcunha um pouco “maldosa”

3)Ultimamente recusa-se a ir à escola, sem um motivo aparente

4)Perde coisas, ou desaparecem-lhe coisas ou mesmo dinheiro, sem justificação

5)Não tem amigos

6)Ultimamente está muito sensível às brincadeiras e reage agressivamente ou chora incontrolavelmente


O que fazer?


Não se deve incentivar a criança/jovem vitima a ser a ser assertiva, nem tampouco a desvalorizar o que aconteceu, a manter-se indiferente às agressões. A sua auto-estima já está tão destruída que sentir-se-á cada vez mais fracassado.
Há que explicar-lhe que é natural sentir medo e vergonha, mas que deve ser capaz de falar sobre o que está a acontecer para que o possam ajudar. Para além disso, é preciso acentuar que não tem culpa alguma naquilo que aconteceu, já que muitas vezes as vitimas consideram que fizeram algo que despoletou a agressão, pelo que carregam este pesado fardo.
É também importante chamar a atenção dos professores e marcar uma reunião com os pais do agressor, pedindo-lhes ajuda para a resolução da situação. Tanto a vítima de Bullying como o agressor, deverão ser alvo de um acompanhamento psicológico.
A vítima tem necessidade de recuperar a sua auto-estima e livrar-se do trauma que sofreu. Quanto ao agressor, é fácil perceber que um jovem que inflige dor a outro para seu bel-prazer, não pode estar emocionalmente equilibrado...


Postado por Luísa
às 9:48 Marcadores: , ,

in http://crescercomemrc.blogspot.com/

2 comentários:

Anónimo disse...

é eu nao gosto de violencia nos temos de combater esta causa combater temos de a superar isso ajudar os outros vamos combater SIM???!!!VAMOS SUPERAR VAMOS AJUDAR temos de ser amigos uns para os outros OK!!!???!!??? adorovos bjs.........................................................................mas o primeiro vidio e muito chato e muito lento a começar tabem!!!????...........................................................................ok nao sei quem é o prof lino brabosa mas ele pos estes dois vidiios e o primeiro como ja diissse e lento porfavor acho que deveriam insserir mais vidios sobre esta secçao e muito importante e interessante é bom matermonos informados sobre assuntos importantes NAO ACHAM!!!!!!!???????? eu ca acho espero que deiam atençao ao meu comentario e ponha mas vidios sobre o assunto nee concordem comigo isto ne interressante bjs acho que acabei o comentario apesar que acho que escerevi pouco ne?? adorovos e xau..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................adorovos e xau..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................PS:acho que se alguem soferer sobre o assuto que falei diga aos vossos profs ou asim aos pais tem de ser temos de combater o bulyng.........................................................................................................................................................................................xau e bjs ............................................................................................................................BJS.......................................................................................................................................................................XAU ADOROVOS..................................................................................................................
PS: OUVI DIZER existe muito buling sim vamos ajudar a combater xau XAU ............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................XAU

Anónimo disse...

ooooooooooooooooooooooooolllllllllllllaaaaaaaaa